quinta-feira, 3 de maio de 2012

O Dom do Silêncio


Todo mundo sabe e é bíblico, Jesus Cristo filho único de Deus Pai, passou em retiro 40 dias e 40 noites no deserto. Cenário belíssimo da natureza para refletir em silêncio. Ouvir a sua voz interior em harmonia com a natureza é sábio. Sim, o filósofo dos filósofos nos deu uma das maiores provas de sabedoria, nos dá um mergulho no âmago do ser, ou seja, no interior de sua alma, em silêncio.
O Dom precioso de escutar os amigos, não são todos os que cultivam, essa atitude bela também é sinônimo de amor ao próximo, respeito, amizade e caridade. Ouvir uma pessoa que te procura, mesmo que seja totalmente desconhecido é magnânimo. Contém uma grandeza imensa de bons sentimentos com os outros.
Esse Dom divino, devidamente exercitado com amigos, familiares, parentes etc. Engrandece os dois inter locutores simultaneamente (quem ouve e quem desabafa). Pois também requer tempo, paciência, confiança e discrição e muitos outros importantíssimos sentimentos e emoções que sustentam a personalidade das pessoas.
Existem várias formas de você escolher com quem dialogar. Religião, consultório médico, nas redes sociais, na família. Enfim basta ter afinidade e confiança.
Esse Dom é gesto de carinho que oferecemos ao outro alivia as tensões de ambas as partes, pois ajudar ao próximo nessa tarefa tão simples e ao mesmo tempo tão grande, ameniza os sofrimentos, as dores, a monotonia do dia-a-dia. E muitas vezes a pessoa que escolhemos para dialogar, está passando por problemas mais graves do que nós. O ouvinte nem sempre se manifesta, sublima os seus infortúnios só para prestar solidariedade com quem o procura. E o ouve em silêncio. Atitude maravilhosa e benevolente, caridosa e generosa como irmão. Desprendendo-se de si para acolher o outro é fantástico, fabuloso, sensacional. Elevando a alma para si e para os olhos do criador.
Assim pensando, estudei sábios, filósofos, e pesquisando nas outras culturas, conclui que esse Dom soberano está dentro dos nossos corações, apenas precisamos deixar fluir na nossa vida, porque a partir dessa atitude, retirando-se do cotidiano rítmico da vida, encontramos todas as soluções para os problemas da nossa vida.
E é a partir dessa nobre atitude que nos tornamos pessoas em harmonia total com nós mesmos, as pessoas, o criador e todo universo conectado. Só pode celebrar a vitória caridosa de ouvir nossos semelhantes. E se cada um pensar de verdade na inenarrável riqueza desse exercício, melhor será a vida.

Rejane Noronha

0 comentários:

Postar um comentário