domingo, 13 de maio de 2012

Respeito pelo Livro

O livro seja ele qual for é um objeto que transmite cultura, conhecimento, sabedoria, informação e instrução.
Depois da família (célula mestre da formação do caráter humano) e com a devida orientação familiar e dos professores, fomentadores do conhecimento, o livro é o objeto mais importante na vida humana. Ele transmite a semente da formação do nosso caráter. O saber.
Livros, revistas, catálogos, mapas, jornais, etc... todo esse maravilhoso material informativo deve ser tratado com carinho, cuidado, sabedoria. Por mais banal que seja. Até mesmo revistas de sexo, fofocas. Tem algum ensinamento. Portanto devemos despertar a nossa consciência para o devido trato com o livro. É através desse procedimento que cultivamos nas crianças, jovens, etc. O desvelo com o folhear das páginas dos nossos queridos amigos - O livro. Fenomenal, fantástico, fabuloso, carinhoso, aventureiro, esportivo, seja lá o estilo de literatura que aprecia.
Sim o livro, revista, jornal, romances, poesias, são nos mais íntimos e sinceros amigos. Todos eles detem um tipo de cultura explícita para a sua personalidade.
Tem gente sozinha, solitária no mundo, que perdeu a família, amigos, ou está num hospital, presídio, orfanato. E mesmo sendo uma pessoa de difícil entendimento com o outro, busca, ajuda, carinho, conforto, paz, amor e muitos ensinamentos, sentimentos e emoções extraídos do livro, que se torna o melhor companheiro, amigo e até amante...
Vejamos, por exemplo, um jornal expôe muitas informações sobre quaisquer assuntos ocorridos no nosso cotidiano e interligados com os outros povos do mundo.
Revista de moda, cabelo, sexo, curiosidades, músicas, esportes, animais... seja lá o que você escolher para ler, divertir-se, folhear, distrair-se, etc. É super importante ter o cuidado de manuseá-los, pois vão posteriormente servir as outras pessoas. Pare, pense, reflita. Não seja egoísta. Passe qualquer conhecimento, mesmo que para alguns seja banal, deverá ser importante e útil para o outro.
O livro didático, essa preciosidade é de suma importância e deve ser super utilizado por toda família e assim procedente atingir gerações vindouras. Temos que cultivar essa prática: encadernar, manuseá-los com mãos limpas, limpá-los e conservá-los em local sem umidade. E o mais importante repassar as novas gerações a cultivá-los com sabedoria e respeito contidas nestas gigantes obras que muitos jovens em formação desprezam; não dá o devido valor ao trabalho dos autores, pesquisadores, professores, cientistas, artistas e etc., em catalogar e organizar seus conhecimentos específicos para eles (jovens e crianças) simplesmente aprender o tesouro do saber ali impresso.
Dá-me dó, dor, sofrimento, ver livros, revistas, qualquer material deste nível desprezado, esquecidos, riscados ou rasgados simplesmente no lixo.  Para os desavisados lixo é dinheiro, fiquem atentos, antenados alenta, tenha uma atitude para transformar esse lixo em dinheiro para você. Pare, pense, reflita. Seja inteligente faça alguma coisa para você e o mundo.              
Doe, venda, empreste, troque, seja qual for a sua atitude, isso sim demonstra inteligência e também neste sentido propaga a cultura, o conhecimento, que não está só nas redes sociais e também desperta criatividade.
A cultura, sabedoria, o conhecimento está enraizada nas grandes obras, enciclopédias, tratados, partituras, peças teatrais de milênios a.C. (antes de cristo). Sobrevividas das grandes catástrofes da humanidade. O acervo restante está condensado nas famosas bibliotecas, museus e coleções particulares.
Essa riqueza cultural imortalizadas nos livros é o maior tesouro cultural que o ser humano armazena durante toda a existência terrena.
É sabendo extrair a sabedoria para a nossa vida, o ser humano destaca-se como o mais rico de todos. Pois tem a cultura. E nenhum ladrão irá roubá-la, pois está na sua cabeça. Assim também é livre, dono da própria vontade, desejo para realizar seus sonhos. Então amigos, vamos ter uma atitude inteligente, educada, sábia, econômica, ecológica com nossos informantes culturais. Zelo, amor e cuidado são sinais de sabedoria e destaque sobre os demais, mas isso tem que dar o exemplo, praticando o hábito de repartir com os outros o livro.

 Rejane Noronha

0 comentários:

Postar um comentário